VARANDAS – MUST HAVE
14 março, 2015Acredito que uma das áreas que mais encanta o morador de um apartamento é a varanda. Dependendo do tamanho da varanda é possível ter um espaço gourmet, o que é bem interessante. Muitas vezes, porém é preciso integrá-la à sala (ou quarto) para aumentar o espaço. Seja qual for a intenção, há sempre muitas dúvidas dos clientes em relação a esta área. Resolvi compartilhar algumas dicas então.
Dica 01- Fechamento e ventilação. Permitir que a varanda possa ser fechada é uma flexibilidade que otimiza ainda mais o espaço. Em épocas de chuva então, é uma tranquilidade. Mas é preciso conferir as normas do condomínio ( em caso de prédios) e saber qual o modelo aprovado para que haja uma padronização.
Dica 02- Cortina de vidro. Possibilita uma maior grau de abertura do vão. Porém, apenas prédios mais novos estão permitindo este tipo de instalação. A cortina de vidro possui um fechamento parecido com uma “vassourinha”. Bem vedada, é ótima para evitar infiltração.
Dica 03- Ralos de varandas. Normalmente varandas apresentam desníveis em relação à area interna do apartamento. Por isso, atenção ao nível do ralo quando da troca de piso, para não vedar este importante escoamento de água. Em caso de fechamento de varandas, para ampliação de cômodos, o ideal é tampar o ralo com o piso a ser instalado, mas não isolar o ralo totalmente( num futuro, caso resolva reverter, a instalação já está pronta).
Dica 04- Varandas e piscinas. Esta é uma situação que precisa ser analizada, pois não é permitido para qualquer laje. A sobrecarga é muito grande e é preciso, sim, um estudo estrutural e aprovação do condomínio para fazer a instalação.
Dica 05- Revestimento da parede. Por ser um ambiente que também possui umidade, a escolha de revestimentos resistentes à água é fundamental. Materiais como gesso e plástico ( quando aplicados com tinta) podem não apresentar a durabilidade desejada.

Até o próximo post!!!