UM POUCO SOBRE BOX EM BANHEIROS
05 agosto, 2015Um assunto que muitos leitores perguntam é sobre box de banheiro. Hoje convidei a arquiteta Monise Carvalho, que é especialista sobre o tema, para compartilhar aqui algumas dicas.
“Em harmonia com os vidros, que são cada vez mais versáteis, os fabricantes de ferragens e acessórios para box vêm apresentando mais opções para diferentes tipos de projetos, destacando ainda mais estes espaços.
As ferragens são as responsáveis pela sustentação e movimentação dos vidros, e os acessórios são os complementos necessários ao uso desses vidros. Exemplo de acessório é o puxador, que não faz parte da estrutura de sustentação, necessário para o manuseio da porta.
Para cada projeto é preciso verificar quais ferragens são necessárias, já que a dimensão e a espessura da peça de vidro influenciam no peso que o sistema precisa suportar. Então é essencial verificar com o fabricante se a ferragem especificada atende ao projeto. – Geralmente as empresas especializadas em box já passam a solução de acordo com a aplicação desejada.
As matérias-primas mais utilizadas na fabricação de ferragens e acessórios para vidro são alumínio, zamak, aço inox, latão e plástico. Além da estética o preço também influencia nesta escolha.
Há também sistemas diferenciados, como o box articulado, que é uma solução interessante para espaços pequenos.

(Fonte: aqui.)
Embora os arquitetos busquem soluções cada vez mais clean, onde os perfis que recebem os boxes são escondidos no piso e parede, a tendência por detalhes diferenciados é uma crescente, onde roldanas e sistemas ficam cada vez mais aparentes.
Mas para os minimalistas, cabe o uso do vidro fixo como solução. Ele não possui nenhum sistema por não ter que se deslocar, com isso o box passa despercebido na arquitetura.
Espero que tenham gostado!
Monise Carvalho é arquiteta. Trabalha em empresas fabricantes de vidros, além de dar palestras e especificações sobre o tema. É também autora do www.allaboutthatglass.
Até o próximo post!!!