Você sabia?

PRIMEIRA ETAPA DA REFORMA: MATERIAL BÁSICO

08 agosto, 2014

É fundamental antes de iniciar uma reforma, fazer um planejamento, isto inclui também um projeto bem detalhado. É muito importante que se tenha uma reserva financeira para, pelo menos, fazer o acabamento de piso e pintura.Depois desta fase, um item que pesa bastante no bolso é a marcenaria. Sem planejamento e projeto, a chance de  perder o controle dos gastos durante a obra é bem grande.

(Esta fase é essencial ter um bom planejamento e todo o projeto resolvido)

Separei algumas reflexões sobre este assunto.

Dica 01- Sonhar. É muito bom a fase de pesquisa nas revistas, nas lojas, daquela cozinha dos sonhos, com forno de embutir, cooktop, geladeira com porta dupla… Mas é importante observar a real necessidade de todo este investimento, caso a reserva financeira seja curta e não possa adquirir, por exemplo,o sofá da sala. Há que se ter em mente também o espaço do ambiente, com apartamentos cada vez mais enxutos. Daí a necessidade do projeto, para melhor aproveitar cada cantinho, especificando instalação elétrica e/ou hidráulica para cada aparelho a ser adquirido. Quer um exemplo? Uma simples cafeteira pode exigir uma tomada específica, com carga elétrica específica.

(Stand em Milão)

Dica 02- Reforma em apartamento antigo. Uma reforma é uma caixinha de surpresas. Ou seja, reserve 10% a mais do orçamento da reforma para imóveis mais antigos. Imprevistos acontecem e os gastos extras são reais. Esteja preparado.

(Infiltração em apartamento)

 

Dica 03-  Manual. Defina tudo, mas tudo mesmo que precise de  tomada, ponto de luz, no decorrer da obra. Se já tiver comprado os eletrodomésticos, é interessante observar o manual de instruções quando da instalação dos pontos. Isso vai influenciar na marmoraria, elétrica, hidráulica, revestimento e também na marcenaria.

(Leia o manual dos aparelhos antes da obra)

Dica 04- Mão-de-obra. Sim, é fundamental uma mão-de-obra experiente. Isso ajuda até nos custos, pois terá menos faz e quebra e, em consequência, menos desperdício de material.

(Mão -de -obra qualificada é fundamental para otimizar a obra.)

Dica 05- Pós obra. Antes de iniciar a fase de decoração, é interessante que seja feita uma boa limpeza, para tirar o restante dos resíduos da obra, como alguma manchinha de tinta ou gesso no piso etc…

Até o próximo post!!!