Novidades

POR UMA CIDADE MELHOR: A QUE SONHAMOS

07 junho, 2013

Aconteceu em São Paulo The Human Cities, evento que reuniu prefeitos e especialistas do mundo todo, para discutir o futuro dos grandes centros urbanos e os desafios para torná-los sustentáveis.

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Cidades como Singapura, Tóquio, São Paulo entre outras, sofrem diariamente como os problemas de alto adensamento populacional. Uma das soluções abordadas: descentralizar e deixar as pessoas mais próximas do trabalho, facilitando a mobilidade urbana (deslocamento de pessoas).

Eu assisti ao debate sobre como construir cidades mais humanas. Os convidados discutiram a qualidade de vida nos grandes centros urbanos. Segundo o arquiteto polonês Daniel Libeskind, o objetivo em participar do concurso do Ground Zero (novos prédios para as Torres Gêmeas em Nova York) não foi fazer o projeto mais alto do mundo, e sim criar um espaço mais humano. Atualmente, humanizar é uma questão bastante discutida em espaços abandonados e com desuso. Uma solução para humanizar, é com certeza, oferecer oportunidade para todos através da educação, capacitação e oferta de emprego.

(Fonte:natalianoleto.com.br; Arquiteto Daniel Libeskind)

Como, então, podemos construir cidades que as pessoas almejam? Como podemos projetar oportunidades para uma vida melhor, com melhores empregos? Como e quem pagará a conta dos grandes problemas urbanísticos dos grandes centros se as cidades sofrem constantes mutações com o passar do tempo?

Enfim, são questões presentes no nosso dia-a-dia e faz refletir. Às vezes é legal parar um pouco e questionar: como podemos construir uma cidade que sonhamos em ter? Alguém aí arrisca?

Até o próximo post!!!