MOVIMENTO DE STIJL
05 abril, 2016Uma exposição bastante interessante é a exposição Movimento de Stijl, que o CCBB(Centro Cultural Banco do Brasil) está promovendo na cidade de São Paulo, onde tive a oportunidade de visitar. Cidades como Rio de Janeiro e Brasília também vão receber a exposição .
O Movimento de Stijl foi um marco na história da arquitetura, pois deu início a valorização do design/escultura. O arquiteto se tornou artista e autor da composição dos detalhamentos no ambiente, com peças destaques. Principal contribuição da Holanda para a cultura global do século XX.
O Movimento tinha como foco abolir a distinção entre as artes: arquitetura e pintura, publicidade e design. Mondrian, principal artista do movimento, teve influência dos pós-impressionistas Van Goch e Cézanne. Por volta de 1917, ele iniciou um direcionamento para a abstração por completo, trabalhando com linhas verticais, horizontais e planos coloridos em sua arte. Foi neste ano, que um grupo de artistas fundou a revista De Stijl: parceria entre arquitetos, artistas e designers. Principal objetivo do grupo: abstração radical.
Vamos ver um pouco destas peças que marcaram a história do design?

O CCBB São Paulo ocupa o prédio construído em 1901, no centro histórico de Sp. Vale muito a visita.

Cadeira Zigue- Zague e Hopmi chair por Gerrit Rietveld)

Início estudos de Mondrian

Red Blue chair por Gerrit Rietveld

Red Blue chair em maior escala para interação dos visitantes.

Military chair por Gerrit Rietveld
Até o próximo post!!!