DICA SOBRE ACESSIBILIDADE
22 fevereiro, 2016O número de idosos vem crescendo aqui no Brasil e em vários outros países. Com isso, aumenta a demanda de prestação de serviço destinado a este segmento da população. E quando se pensa em residência para idosos os itens de segurança são fundamentais. A norma da ABNT que rege as regras de acessibilidade é a NBR 9050.
Resolvi compartilhar, aqui no blog, alguns itens básicos desta norma que devemos levar em consideração quando estamos projetando.
Passagem – Vale lembrar que o espaço precisa ser confortável e acessível para cadeira de rodas. A porta de entrada deve ter um vão livre de 80 cm no mínimo. Esta medida serve também para várias situações de circulação dentro da casa.

Casa Cor Ceará
Tapete – O importante é deixar o ambiente livre de tapetes, para evitar quedas. Áreas molhadas devem ter piso antiderrapante.
Escada – O ideal é projetar degraus confortáveis. Ou seja, uma pisada com largura de 28 a 30 cm, garantindo o apoio do pé por inteiro.
Banheiro – Para atender ao cadeirante, uma bancada deve ter altura inferior a 80 cm. Registros e acessórios, dentro do box, devem ter uma altura variável entre 80 cm a 1,20 m. As barras de apoio dentro do box e nas laterais da bancada da bacia são fundamentais.
Cozinha – Torneira de monocomando ou alavanca facilita o dia a dia para os idosos e cadeirantes.
Mesa – A mesa de leitura deve ter uma altura entre 76 a 80 cm, se possível com vão livre. Uma boa altura de cama é aquela em que a pessoa apoie os pés no piso ao se levantar.
Fotos: Revista Casa Claudia divulgação.