Você sabia?

UMIDADE – EVITE DORES DE CABEÇA

10 abril, 2013

Oi pessoal!

Tudo bem? Esta semana estou envolvida com uma obra com problemas de umidade e infiltração. Aliás, não só de glamour das cores e revestimentos que vivem os arquitetos. Antes de aplicar os revestimentos lindos na reforma, é preciso garantir que toda a base e estrutura estejam alinhados e bem executados.

E foi resolvendo os problemas de infiltração que montei este post. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Holorizonte e até Brasília (fundada há 52 anos) possuem muitos prédios construídos em concreto armado e algumas dessas edificações ainda possuem o sistema de encanamento em ferro. E aí que está o problema. A vida útil de uma construção em concreto armado é de, no máximo, 50 anos. Por isso, é tão importante o serviço de manutenção dos elementos estruturais e construtivos.

(Fonte: aqui)

As tubulações de ferro sofrem corrosão ao longo do tempo e a troca da tubulação por cano de PVC é essencial. É durante esse período de desgaste, que muitos prédios apresentam problemas de infiltração e umidade. Na verdade, a água ( seja da chuva ou dos canos) é um dos maiores desafios para nós da construção civil.

(Fonte:aqui)

Por quê a gravidade e atenção ao problema? A umidade acumulada ao longo do tempo, provoca mancha nas paredes, danificando a pintura e ocasionando mofo. Isso afeta diretamente a saúde dos moradores, provocando problemas respiratórios e alergias.

Mas não se preocupe que nem tudo está perdido. Por isso, fazer a manutenção da sua residência ou apartamento é muito importante. Para isso também estou aqui.

Vamos ver, então, algumas dicas e se você enfrenta problemas de umidade e infiltração?

(Fonte:aqui)

Dica 01- Realize a impermeabilização durante a construção – Em prédios, a construtora precisa garantir esta etapa. Em residência, fique muito atento e não economize nesta fase. Uma boa impermeabilização vai evitar problemas de umidade.

Dica 02- Vazamento da água da chuva pela laje – Problema muito grave e comum em casas. Isto ocorre devido a dilatação, fissura e trincas que aparecem ao longo do tempo. Por isso, é preciso aplicar uma impermeabilização que possa se “mover” junto com a laje. É preciso orientação de um engenheiro ou arquiteto para esta etapa.

(Fonte: 1 e 2)

Dica 03- Infiltração da base no rodapé – Esta infiltração normalmente acontece através do solo, e acaba atingindo o piso, parede e até os móveis. Neste caso, garanta a impermeabilização do alicerce (base da construção).

Dica 04- Bolhas na parede – Isto é sinal de infiltração e umidade. Verifique a situação da tubulação do esgoto e da água da sua residência ou apartamento. Se a parede é encostada ao muro (do vizinho, por exemplo) é necessário impermeabilização também. Fique atento.

(Fonte: arquivo pessoal)

Bom pessoal, cuidar da nossa casa é como cuidar da nossa saúde. Fique atento aos sinais que sua casa mostra ao longo do tempo. Assim como a gente, o lar também aceita cuidados e agradece feliz.

Até o próximo post!!!