Você sabia?

TACO CONSERVADO

05 agosto, 2013

Tudo bem por aí?

Estou iniciando um projeto de reforma de apartamento em Brasília com taco no piso. Em prédios antigos geralmente encontramos a presença de taco de madeira.  Característica forte nas  residências da década de 60. Um elemento muito comum do modernismo brasileiro.

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Mas, pelo contrário do que muitos pensam, trocar um piso de taco de madeira por porcelanato nem sempre é a melhor solução. O aproveitamento deste tipo de piso vai depender do estado da madeira, se já passou por várias raspagens ou não. Se for possível, a madeira pode ser tratada e fica com cara de nova. Taco combina com tudo, fornece aconchego e dá um ar de sofisticação ao espaço.

Dica 01- Tingimento. Quer mudar a cor do taco? Mudar a cor da madeira pode ser uma alternativa. Tingimento é um processo com produto químico a base de corante, verniz e água.

(Fonte:aqui)

Dica 02- Clareamento da madeira. Muito comum em vários projetos de reforma. Este processo exige raspagem do piso e posterior aplicação de uma solução química de clareamento de piso, o que deixa a madeira clara até encontrar a tonalidade desejada.

(Fonte:aqui)

Dica 03- Sinteco. Processo a base de uréia e formol, bastante comum no tratamento da madeira. Recupera a cor e brilho original da madeira. Recomenda-se não ficar no local antes de 72 horas após a aplicação devido ao cheiro forte do produto.

(Fonte:aqui. Alguns produtos)

Dica 04 – Impermeabilização. Tratamento que protege a madeira contra manchas e água. Aplicação de uma resina com base de água ou solvente. Recomenda-se este processo em área molhada como, por exemplo, um lavabo.

(Fonte:natalianoleto.com.br; Mostra Black 2013)

Dica 05- Conservação. Sem dúvida este item é fundamental para ter um piso de taco bonito em casa. Evite arrastar móveis e coloque borrachas ou feltros nos pés dos móveis.

(Fonte:aqui)

(Fonte:aqui)

(Fonte:aqui)

(Fonte:aqui)

(Fonte:aqui)

(Fonte:aqui)

 

Até o próximo post!!!