Você sabia?

CUIDADO COM ACIDENTES DOMÉSTICOS

24 abril, 2013

Tudo bem pessoal?

Esses dias, infelizmente, sofri um acidente doméstico (nada muito grave); acabei indo parar no hospital. Fiquei refletindo como os espaços de nossas residências precisam, sim, de atenção e cuidados especiais para evitarmos acidentes domésticos. Até porque não somente crianças e idosos podem se machucar no dia-a-dia. Pequenos detalhes nos projetos residenciais podem contruibuir para uma melhor circulação das pessoas e evitar quedas, batidas e tropeções.

(Fonte:aqui)

Item 1- Áreas molhadas:

Falo sempre de projetos de banheiros e cozinhas lindas mas no momento da especificação de cada material é necessário ficar sempre atento à segurança. O piso é o item mais importante e deve-se dar atenção às normas e recomendações do fabricante. Por exemplo: para qual fluxo de pessoas o produto foi produzido; qual área de aplicação é recomendado ( área externa ou interna); aderência do piso. Tem uma sigla chamada PEI  ( resistência ao desgaste da superfície esmaltada) que orienta onde o piso pode ser aplicado. Esta sigla está escrita nas embalagens dos pisos. Para isto também estou aqui.

(Fonte: tabela:natalianoleto.com.br)

Circulação e distância entre elementos: cuidado especial para a distância das passagens entre portas, pias, boxes e sanitários… Como também a circulação perto da área do fogão. Lembre-se que a exigência mínima para porta de entrada para apartamentos e residências é de 80 cm; então a regra vale para distância entre os equipamentos que mencionei. Mas não se esqueça que espaço e conforto nunca são em excesso.

Área do chuveiro: a regra vale pensar igual ao corredor. Evite peças soltas no box. Acessórios para porta sabonete e higiene podem ser esbarrados e causar acidente. Por isso nichos embutidos na alvenaria, além de uma boa solução de projeto, são excelentes para guardar estes objetos. Fazer um nicho de 8 ou 10 cm de profundidade já resolve o problema de espaço.

(Fonte:natalianoleto.com.br)

(Fonte:aqui)

Item 2- Corredores:

Aí também mora o perigo. Em corredores estreitos, evite ao máximo objetos que possam atrapalhar a passagem como aparadores, quadros, armários com portas… Pode parecer um detalhe bobo, mas se pegarmos como hipótese um corredor de 80 cm qualquer peça de 5, 7 ou 10 cm já atrapalha a circulação de pessoas com problemas de visão, tontura ou dificuldade de locomoção. Deixe o corredor sempre livre e nada como um lindo papel de parede ou uma tinta especial para garantir um charme especial para este espaço.

(Fonte: natalianoleto.com.br; Projeto Arquiteta Natalia Noleto

Rodapés- Uma ótima opção para os corredores é embutir o rodapé na alvenaria. Uma opção bem vinda para cantos e corredores. Mas neste caso, para ficar equilibrado, é preciso embutir o rodapé em todo o ambiente. Faça o projeto para garantir a harmonia.

(Fonte: Andiara Feitosa)

 

Item 3 -Abertura de portas e janelas:

Lembre-se que portas ou janelas (folhas) fechadas não ocupam espaço, mas são necessários vãos dos mesmos tamanhos desses elementos para garantir a abertura total. Ou seja, se a porta do armário tem 60 cm, o vão livre tem que ter no mínimo 60cm e mais um o espaço para a pessoa acessar. Caso contrário, batidas e tropeções podem acontecer.

Vamos garantir a segurança dos nossos lares.

(Fonte: aqui)

Até o próximo post!!