A ESCOLHA DOS PENDENTES
08 abril, 2015Projeto de iluminação dá um charme todo especial num ambiente. As cenas de iluminação trabalhadas num projeto agradam aos clientes, porém uma dificuldade é na hora de escolher o pendente, principalmente quando este é para mesa de jantar. Como é uma peça que faz presença no local, tem que ter seu charme, ter um diferencial…
Com esta dificuldade em escolher o pendente ideal, resolvi compartilhar algumas dicas.
Dica 01- Pense no pendente de acordo com o tamanho da mesa. Ter a mesa definida é fundamental.Por exemplo, uma mesa de 80cm x 1.20cm fica legal com um pendente de 50cm ou 40cm de diâmetro. Esta proporção, tamanho da mesa e pendente, é fundamental.
Dica 02- Luz direta. O pendente, por ter uma altura mais próxima da mesa, tem uma luz mais focada. Não existe regra para a distância do pendente e mesa de jantar. Pode ser determinada na obra mesmo. Gosto de trabalhar com 80cm ou 90cm. Mas esta é uma medida bem flexível.
Dica 03- Preço. Na verdade, no final é o orçamento que faz a diferença na escolha do pendente. Por ser uma peça decorativa, o valor é realmente variável e sem limites. Por isso, o preço, muitas vezes, é o mais determinante.
Dica 04- Foco. É preciso ter foco. Pensar na escolha do material e como o pendente se harmoniza com outros elementos do espaço é o mais importante. É quase impossível pesquisar tudo que o mercado oferece. Encontrando uma peça(ou algumas) que agrade, daí é partir para pesquisar preços .
Dica 05- Ponto elétrico. É importante fazer a previsão do ponto elétrico. Fica mais fácil de mudar o ponto de instalação do pendente quando existe forro de gesso. Após o ponto elétrico instalado, a espera da decisão do pendente não afeta muito. A única desvantagem da instalação após a obra é que o eletricista deverá voltar no local, podendo gerar um custo extra.
Até o próximo post!!
-
ELISABETE