ESTANTES PARA ORGANIZAR
01 setembro, 2014Cada vez mais os espaços estão menores nos apartamentos e o acúmulo de objetos e utensílios do dia-a-dia precisam ser guardados em algum lugar, mas cadê espaço para organizar? Isso sem incluir os equipamentos eletrônicos, com cabos e afins que precisam de instalações específicas. Daí os pedidos constantes, por parte dos clientes, de projetos de estantes, aproveitando qualquer cantinho disponível. Segue algumas dicas interessantes:
Dica 01- Estante como divisória. Apartamento com área reduzida, um projeto de estante substituindo parede (quando possível) tem um ganho significativo de espaço, pois uma parede de tijolo, com acabamento, tem em torno de 13 cm de largura.
Dica 02- Material. Estantes podem ser executadas em mdf, alumínio, ferro e até gesso! A recomendação da escolha do material correto depende do uso, posicionamento de acordo com o layout e a decoração do projeto. É preciso também prever se a estante terá muito peso ou não, para evitar problemas futuros.
Dica 03- Medida. Não existem medidas mínimas para uma estante. Para livros, revistas e objetos, trabalhar com 25 ou 30 cm da largura já ajuda bastante para quem está com problema de espaço.
Dica 04- Nicho. Nichos abertos fazem diferença no projeto e são os prediletos na decoração. Formatos irregulares e intercalados com fechamento enriquecem a decoração e ajudam na organização.
Dica 05- Multifunção. Uma solução bem interessante é unificar estante e painel num mesmo ambiente. Neste caso, um projeto é essencial para a previsão correta de pontos elétricos, distribuição de fios, previsão dos equipamentos etc…
Vamos conferir mais ideias de cores e materiais?
Estante em laca laranja para Casa Cor Rio de Janeiro.
Estante
Estante com vários nichos. Projeto Mário Costa Santos para Casa Cor Rio de Janeiro.
Estante com nichos estreitos. Projeto Erick Figueira de Mello para Casa Cor Rio.
Estante com formato irregular. Projeto Bernardo Chor e Rogério Antunes para Casa Cor Rio de Janeiro.
Até o próximo post!!!