LED, LED, LED..
31 agosto, 2012LED: essas três letras estão por todos os lados. Mas o que é ? LED (Light Emitting Diode)é um micro chip que funciona como condutor de luz.
Atualmente, o LED está em alta devido a essas características: menor consumo de energia, maior durabilidade e efeito final da iluminação. A desvantagem é o alto custo da fabricação desse elemento diodo, e a exigência de luminárias específicas(o LED esquenta e a luminária precisa suportar esse calor). O LED ainda precisa de drivers, que são conversores eletrônicos que auxiliam no seu funcionamento. Por isso, aumenta o custo para o consumidor final. Sendo assim, uma fluorescente compacta ainda é mais barata.
Mas para efeitos de iluminação, o LED apresenta alguns benefícios comparados a lâmpadas comuns. Além da longa vida útil, apresenta redução nos custos de manutenção, possuindo grande eficiência energética. Mas apenas o LED permite um controle de cores, sem perder sua eficiência. Porém, é preciso entender a complexidade do LED, para garantir um bom resultado.
No Brasil, o uso do LED está crescendo cada vez mais em residências. Ele é usado bastante para iluminar móveis, como prateleiras expostas, interior dos armários ou bancadas de pedras. Nesses casos, a melhor opção é a fita de LED, que é comprada em metros. A fita é ideal, pois ocupa menos espaço que um fluorescente tubular comum, sendo adequado para espaços estreitos.
Alguns fabricantes também apresentam luminárias com um bom design. Abaixo, selecionei algumas peças:
Curiosidade: Estive em Split,Croácia, e a iluminação pública me chamou atenção. A iluminação da orla foi toda trocada por luminárias de LED. Na imagem, cada poste possui 180 leds de alta potência.
Até o próximo post!!!
-
Roberta